2010/2011: O mundo recebe a 360º Tour
22 de junho de 2016 · Especial U2 40 Anos
2010/2011: O mundo recebe a 360º Tour
Postado por Marina (Ruby)
u2_

A 360° Tour foi uma turnê mundial do U2, lançada para divulgação do álbum ‘No Line On The Horizon’. Essa tour se iniciou em junho de 2009, finalizando em julho de 2011. A tour foi inovadora no formato de apresentação da banda, pois o palco estava configurado a se posicionar nos estádios de uma maneira que permitia a visão completa do público. A banda se utilizou de uma enorme estrutura de quatro apoios, que ficou posteriormente conhecida como “garra”. Havia, ainda, um sistema de som e vídeo cilíndrico, que era capaz de ampliar as imagens acima do palco.

Em 2010, a banda concentrou-se em realizar shows na Europa e na Oceania. Na Europa, os irlandeses visitaram países que geralmente não participam do circuito de grandes produções musicais, como Dinamarca, Finlândia, Hungria, Áustria, Grécia, Turquia e Suíça. Na Oceania, visitaram a Nova Zelândia e algumas cidades da Austrália.

Em 2011, a 360º Tour foi levada à África do Sul, América do Sul e América do Norte. Na África do Sul, a tour pode ser vista em Joanesburgo e Cidade do Cabo. Na América do Sul, as cidades contempladas foram Santiago (Chile), La Plata (Argentina) e São Paulo, que concentrou os três shows realizados no Brasil.

Em São Paulo, os shows foram realizados no Estádio Morumbi, com público aproximado de 90 mil pessoas em cada show. Os pontos altos eram a abertura ao som de ‘Space Odity’, de David Bowie; os discursos sobre a AIDS e a pobreza; bem como as homenagens a  Aung San Suu Kyi e às vítimas de um massacre ocorrido às vésperas do show em uma escola no Rio de Janeiro. Que tal relembrar?

Concluída a etapa da América do Sul, a banda passou pelo México e voltou ao Canadá e Estados Unidos, onde finalizou a turnê.

Paralelamente à tour em andamento, nesse biênio de 2010/2011, o U2 lançou em 03 de junho de 2010, o DVD “U2 360° at the Rose Bowl”, que mostra o penúltimo show da banda em 2009, que foi um dos maiores da tour, com um total de 97 mil espectadores. Esse material foi lançado nos formatos de “DVD simples”, “DVD duplo” e “Blu-ray”, sendo que esses dois últimos incluíam um documentário dos bastidores com entrevistas com a banda, com o Manager Paul McGuinness e a equipe.

 

 

 

Em 24 de junho de 2011, o U2 participou do aclamado e conhecido festival britânico de música de Glastonbury – nessa apresentação, a banda optou pela apresentação de seus clássicos, em um set de 19 músicas. Vamos conferir?

O U2 finalizou o ano de 2011 como a banda com maior faturamento em shows. A banda arrecadou mais de R$ 520 milhões em 44 apresentações assistidas por cerca de três milhões de pessoas no mundo inteiro.

Continue acompanhando conosco nosso especial de 40 anos. E se você perdeu algum capítulo, pode conferir tudo que foi publicado clicando aqui.


Compartilhar notícia