2004: A Explosão de Uma Bomba Atômica
22 de abril de 2016 · Especial U2 40 Anos
2004: A Explosão de Uma Bomba Atômica
Postado por Aleh
howto3

No começo de 2004, U2 tentava engrenar a continuação de um trabalho que havia começado com Chris Thomas. No entanto, as gravações pareciam que não tinham encaixe com os membros do U2. Conhecida por ser bastante perfeccionista, a banda não estava gostando dos rumos que as gravações haviam tomado. A estratégia, então, foi chamar um velho conhecido: Steve Lillywhite. Com a face conhecida de um dos melhores produtores com o qual a banda já trabalhou, as novas músicas começam a tomar forma daquilo que iria ver a ser o How To Dismantle An Atomic Bomb.

Depois de 7 meses de trabalho árduo, em Julho, finalmente a banda considera o álbum terminado e parte para umas férias antes do lançamento do mesmo e da turnê.

Durante os meses que antecederam o lançamento de How to Dismantle An Atomic Bomb, a banda continuou, mesmo em “férias” a trabalhar no contexto de lançamento e no protótipo daquela que viria uma turnê muito maior que a Elevation Tour.

Durante todo o ano foram jogados alguns rumores de uma suposta parceria do U2 com a megaempresa Apple. E em 12 de outubro de 2004, a Apple lançou não apenas um, mas dois comerciais provendo a iTunes Music Store, tendo como palco a música inédita do U2: Vertigo. As novidade, no entanto, não param por aí: em 26 de outubro é lançado um iPod temático da banda, além da primeira coleção inteiramente digital, denominada de “The Complete U2”, com mais de 400 músicas da banda irlandesa. Durante a apresentação dos produtos, Bono e Edge fazem a apresentação de “Original of the Species” e “All Because of You”.

Em 8 de novembro, Vertigo é lançada comercialmente como single, e logo alcança o número 1 de várias paradas de sucesso. Em 22 de novembro, depois de um single que alcançou um grande sucesso comercial, U2 lança seu décimo primeiro álbum de estúdio: How to Dismantle An Atomic Bomb, o qual logo virou álbum de Platina, tendo vendido mais de 300 mil cópias apenas no Reino Unido.

O ano de 2004 foi excelente para a banda. Alguns ainda descrentes de que os garotos irlandeses não conseguiriam alcançar – novamente – a relevância como banda de rock, foram desacreditados pelos dados estrondosos do álbum. E em 2005, com a chegada da Vertigo Tour, o sucesso só continuaria a crescer, demonstrando, mais uma vez, que estamos diante da maior banda do planeta.

Continue conosco nessa jornada pelo tempo daquela que é a melhor banda do mundo. It’s a Musical Journey!


Compartilhar notícia